Vem conhecer um bolinho para lá de curioso – Quatre-quart

Aprenda a fazer um delicioso e simples bolo francês chamado Quatre-quarts. Perfeito para o seu chá da tarde!

Se você é como eu e morre de amores por um bolinho com chá ou café acompanhe a gente nessa receita que além de super fácil fica muito gostosa!!

Há quatro anos atrás, passei uma temporada em Paris aprendendo mais sobre gastronomia e me apaixonando definitivamente pela confeitaria francesa. Trouxe pouquissimas coisas materiais de lá, mas fiz questão de comprar alguns livros. Dentre eles comprei essa edição de doces tradicionais franceses. Nela vem inúmeras receitas das mais simples às mais complexas, literalmente um guia de confeitaria básica.

_MG_7472

A receitinha de hoje vem desse guia super querido. É um bolinho muito especial de nome sugestivo Quatre-Quart. Mas o que vem a ser esse “isso”? Nada mais do que um bolinho da tarde super tradicional na França para você tomar com um  chazinho!! Como o nome já sugere são “quatro quartos”. Todos os quatro ingredientes tem a mesma medida dos ovos. Para explicar melhor, segue a receitinha:_MG_7479

INGREDIENTES:

  •  4 ovos
  • A mesma quantidade em farinha, açúcar e manteiga com sal.
  • 1 Colher de Zest de limão ou laranja
  •  1 colher (chá) de fermento

MODO DE PREPARO

Pese os ovos em uma balancinha. Separe a mesma quantidade do peso dos ovos de farinha, açúcar e manteiga. Ou seja, se você obteve 200 gramas de ovos vai precisar de 200g de farinha e assim por diante. Caso você não tenha balança pode estimar o peso pensando que cada ovo tamanho comum tem em torno de 50g.

Você pode bater essa receita na mão, é bem simples. Em uma vasilha bata os ovos com o açucar. Bata bem até o açúcar incorporar e a mistura ficar bem levinha! Depois adicione a farinha, as raspas de um limão, o fermento e por último a manteiga em temperatura ambiente. Sim, use MANTEIGA, além de ser um ingrediente essencial nessa receita o gostinho irá ficar muito mais especial do que com margarina. Despeje sua massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno a 180ºC até que seu bolinho fique bem douradinho.

Viu como é simples? Agora só fazer um chazinho ou um cafezinho e aproveitar seu Quatre-Quart!!

IMG_7516

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: